maio 10, 2010

Assim começa este Blog

O Home Theater PC (ou Media Center) é uma temática que nenhum "geek" da informática ou mesmo do mundo audio visual consegue escapar. Uns acham que a PS3 serve, outros preferem a XBOX360.

Outros compram uma dessas caixinhas mágicas que dá para ligar á TV por HDMI e que lêem todos os formatos filmes em FULL HD.

E porque não falar daqueles que convertem o seu velhinho PC de secretária lá de casa ou simplesmente usam o seu portátil com o Windows Media Center ligado ao ao Plasma para ver uns filmes.

Existem ainda outros que vão mais longe e compram os novos NetPCs equipados com GPUs NVIDIA ION, instalam o Linux/Unbutu, o XBMC ou Boxee e "estão a andar de mota" ... dizem eles.

Por fim existem aqueles como eu que já fizeram tudo o que os outros fizeram e ... bem estamos fartos!!!

Pessoalmente estou farto de andar a converter vídeos para a minha XBOX360, ou a configurar software que faça streaming de vídeo na rede para depois ...

Estou farto de passar horas e horas a configurar uma máquina Unbutu com o XBMC ou Boxee para depois ter que usar o teclado por tudo e por nada. E os drivers? Haaa drivers, e RPMs e sei lá mais o quê. E é mais gcc, e gits e shits e ...

"Há mas isso no Windows não é nada assim" - dizem uns. "

What??" - estou farto do WMC e mesmo o WMC7 e das suas limitações. Passar a vida a instalar codecs para por a coisa a funcionar e a ler Matroskas como dever ser.  Codec Packs é mesmo para quem gosta de perder tempo sem ter tempo para perder.

Depois vem a parte da organização dos filmes que é mais uns quantos plugins. Existe sempre mais alguma coisa a chatear. E claro, depois de tudo isto e como o WMC7 é muito bom, depois lá vamos nós instalar o Boxee ... Beta. Mesmo assim raras foram as vezes que não fui forçado a usar um teclado.

Existe sempre alguém no canto que diz . "eu comprei esta caixa da Wester Digital para ver filmes e é o máximo". Sim eu também tive uma TVIX 5000U á uns bons anos não é propriamente o um HTPC ou é?

A gente quer um sistema que consiga catalogar e correr filmes, organizar difundir audio pela casa, organizar as fotos da família, carregar os nossos torrents, que vá buscar as séries favoritas á net automáticamente, vêr as séries do Hulu, ouvir as novas rádios da net como o Pandora ou Last.FM, ver uns vídeo-flashs recomendados pelos nossos amigos, que nos notifique com novos conteúdos etc. Tudo isto com apenas um telecomando tipo o que usamos com a TV.

Bom, posso dizer que não consegui montar um sistema que funcione exactamente como acima descrito apenas com um telecomando. Mas consegui montar um sistema que eu a Maria e o meu filho competimos pela posse do referido telecomando para aceder a todos os conteúdos acima descritos e mais alguns.

Ora vejam o vídeo do sistema a bombar: 


Nuno

Sem comentários:

Enviar um comentário